Jhonata MC: Rap Amapaense é o Norte na Cena

Jhonata MC

Ex-ajudante de pedreiro e hoje rapper: Jhonata MC atualmente está escrevendo um álbum com algumas parcerias, como o Moysés Ex-Facção Central e A286.

Jhonata Moura da Costa, Mas conhecido pelo nome artístico (Jhonata MC) Nascido no Estado do Amapá cidade de Macapá, 28 anos, cresceu pelos bairros da Zona Norte e Zona Sul da cidade. Quando criança seu primeiro contato com o Rap foi através de uma capa de CD de “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia”, do icônico grupo Racionais Mc’s. E ao ouvir a faixa “Negro Drama” se indetificou com a letra, com as batidas, com a rima e a forma de como o grupo se expressava e denunciava a realidade.

“Na época eu via as gangues se enfrentando nas ruas, brigavam com facões, foices, raramente tinha armas de fogo, mais com o tempo a criminalidade foi crescendo e armas de fogo se tornaram algo mais fácil de conseguir”, disse o rapper.

Já na adolescência, Jhonata começou ver os amigos de infância entrar na vida do crime e perder a vida de forma cruel, quando não era pela polícia era pela gangue rival, todo fim de semana perdia um conhecido e isso foi mostrando que tudo aquilo é ilusão. “O crime dava tudo, mas depois cobrava tirando a vida”, disse.

Foi nessa realidade que em 2016…

Em 2016, Jhonata MC Resolveu escrever a música “Mundo de Crime”, gravado no estúdio sanatorium Zona Sul da cidade. Veja abaixo:

“Eu trabalhava de ajudante de pedreiro a semana toda de sol a sol pegava a grana toda e ia pro outro lado da cidade gravar a música , quando sair do estúdio e ouvir minha primeira música gravada fiquei muito feliz, não pelo oque eu falava mas por saber que um dia uma música me alertou e que a minha um dia poderia alertar outros jovens”, disse.

E foi assim que começou seu nome no Rap Amapaense, com denuncias ao estado e a polícia ao preconceito e ao racismo, fez várias músicas, clipes e participações no estado.

A música e clipe “Cidade Violenta” relata um pouco o cotidiano de Macapá. Veja abaixo:

O clipe “Mais Uma Mãe Que Chora” também foi destaque no estado:

Em 2023 mudou para o Sul do Brasil, e ao chegar lançou um EP chamado “Vivências”, onde na terceira faixa fez uma parceria do icônico grupo Atitude Consciente na música “Eteriotipo de Preto” com clipe gravado no Morro do 25 Florianópolis-SC. Veja abaixo:

Redes sociais do Jhonata MC:

YouTube – Instagram – Facebook – Spotify

LEIA MAIS: