#Sabotage50Anos: BK e Rincon Sapiência fazem releitura do hit “Mun Rá” com sonoridade afrobeat

Música escolhida foi escrita pelo Maestro do Canão em 2002 especialmente para o filme “O Invasor”, estrelado por Paulo Miklos e no qual o rapper faz uma participação especial

Dando continuidade ao projeto #Sabotage50Anos, que celebra o cinquentenário do ícone do rap nacional, a Som Livre lança nesta sexta-feira (28) uma releitura da faixa “Mun Rá”. Uma das tracks mais conhecidas do repertório do artista, escrita especialmente para o filme “O Invasor” (2002) – do qual Sabotage participa como ele mesmo, ao lado de Paulo Miklos, que dá vida ao protagonista -, a nova versão chega como mais um presente para os fãs. Com sonoridade afrobeat, BK e Rincon Sapiência adicionam versos inéditos para este feat com as rimas originais de Sabotage – ouça aqui. “Mun Rá” chega com um videoclipe que estará disponível no canal do artista no Youtube na mesma data – assista aqui.

Gravado no Complexo Habitacional Real Parque, em São Paulo, o clipe traz a participação especial dos convidados BK e Rincon Sapiência. Com direção assinada por Rafa Costakent, a fotografia apresenta um papel essencial na produção audiovisual ao apresentar planos longos das cenas e masters imponentes dos artistas ao destacar suas rimas inéditas.

BK e Rincon Sapiência são alguns dos maiores responsáveis pela retomada do protagonismo negro na cena do rap nacional entre 2016 e 2017. Rapper paulista de muita expressão, Rincon Sapiência é conhecido por hits como “Ponta de Lança (Verso Livre)”, “Linhas de Soco” e “Dame Mais”, e teve seu álbum “Galanga Livre” eleito como o melhor disco brasileiro de 2017 pela revista Rolling Stone Brasil. De Itaquera, na zona leste de São Paulo, Manicongo – como também é conhecido – costuma retratar em suas letras a vivência na quebrada, valorização da cultura preta e as raízes africanas. Já o rapper carioca BK, consolidado como um dos principais nomes na cena atual, entre seus sucessos, teve o álbum “Gigantes” indicado entre os melhores discos brasileiros de 2018 pela Rolling Stone Brasil

Sabotage – “Mun Rá” (part. Rincon Sapiência, BK)

Tamires Rocha, filha de Sabotage e idealizadora do projeto “#Sabotage50Anos”, fala sobre a representatividade da escolha faixa e como se deu o convite aos artistas para este feat inédito, realizado postumamente, com o pai:

Lançada há 21 anos, “Mun Rá” prova que é uma faixa à frente de seu tempo, característica atribuída a praticamente todo o trabalho de Sabotage em unanimidade. Trazendo assuntos e referências que seguem atuais, o rapper fala da vivência na periferia e de tudo que cerca o universo de quem mora nas regiões mais negligenciadas das grandes cidades, incluindo a relação com a polícia. Além de “Mun Rá” – que é o nome do vilão de Thundercats, popular desenho animado  nos anos 80 -, as rimas da track também trazem referências aos filmes “O Invasor”, do qual é a trilha sonora, e “Fogo Contra Fogo”, estrelado por Al Pacino e Robert de Niro em 1995. Entre as mensagens mais marcantes da música está o verso “o branco e o preto unido, respostas que calam o ridículo”, que despreza a rivalidade interracial e exalta a necessidade de união.

Tamires Rocha, filha de Sabotage

“O Invasor” foi também o filme responsável por levar Sabotage ao mundo do cinema. Convidado pelo diretor Beto Brant, foi contratado inicialmente como consultor técnico para dar mais veracidade ao retrato da vida na periferia, além de ajudar Paulo Miklos com a forma de falar e as gírias que caracterizariam o protagonista Anísio. Por fim, acabou atuando na produção cinematográfica, interpretando a si mesmo, e criando “Mun Rá” para a trilha sonora.

“Mun Rá” é o segundo single do projeto #Sabotage50Anos. A faixa chega na sequência de “Respeito É Pra Quem Tem”, em feat com N.I.N.A do Porte, e precede um álbum com outras participações especiais da nova geração do rap. Com direção musical é assinada por dois grandes produtores da cena urbana que trabalharam com Sabotage em vida, Tejo Damasceno e Zegon, o projeto foi idealizado pela filha do artista, Tamires Rocha, e com o apoio do irmão, Wanderson dos Santos, o Sabotinha, e desenvolvido como um presente da família para os fãs, em celebração à trajetória e ao significado da obra de Sabotage não só para a música urbana, como também para a cultura brasileira. Além do álbum a ser lançado pela Som Livre, o projeto inclui ainda livro biográfico ilustrado, exposição imersiva, série de curta metragens, filme, linhas de roupas, acessórios e itens de papelaria.

Paulo Miklos sobre memórias do filme e relação com Sabotage

“Mun Rá” – Sabotage, Rincon Sapiência, BK

Lançamento Som Livre – 28 de julho/2023

LEIA MAIS AQUI!