Amanda NegraSim: após turnê e clipe gravado em África, a rapper lança três discos; entenda

Amanda NegraSim
Amanda NegraSim - Foto: Patrícia Ribeiro

Amanda NegraSim, é natural da Cidade de Cotia – SP. Rapper, cantora, intérprete, MC e Produtora Cultural que atua no cenário do Hip-Hop Brasileiro a mais de 20 anos.

Em 2017, a artista realizou sua primeira turnê internacional e intercâmbios culturais produtivos com artistas de Cuba, França, Angola e Moçambique. Com a produção dos Singles Despertar (em parceria com La Dame Blanche – filha de Jesús “Aguaje” Ramos (trombonista e diretor artístico da orquestra Buena Vista Social Club) e Conquista – Periferia um Pedaço da África – 2 Parte, onde gravou o videoclipe nas Cidades de Benguela, Dombie Grande, Luanda (Angola – Africa).

Amanda NegraSim

Foto: Patrícia Ribeiro

Em 2019/2020/2021, Amanda NegraSim produziu, gravou e lançou o álbum AfroQueen Sounds, com a produção final de Amanda Magalhães, Willian Magalhães (Banda Black Rio) e ainda participações e pré produções de Dj Llobato (com quem também dividiu algumas faixas do álbum), e Leandro Kintê. Ainda em 2021, Amanda NegraSim, comemorou os 10 Anos da Obra Amor ao Rap, responsável entre outras por difundir a criação criativa cultural da mulher negra periférica na cultura hip hop no final da década passada (2010). Em seus Shows/Lives as pautas de promoção de conceitos da cidadania estão sempre em evidência e protagonizam, conceitos de direitos humanos, combate ao racismo estrutural, equidade de gênero, combate ao machismo, misoginia e sexismo. Promove a acessibilidade e democratização a bens e serviços, das economias criativas da cultura, com estratégias afirmativas em suas músicas e poesias, sempre evidenciando o protagonismo da mulher negra e suas estéticas artísticas.

O clipe

O clipe foi totalmente gravado em 2017, no continente Afrikano em Angola,nas cidades de Luanda, Benguela e Baia Farta.

Com locações na Praia Morena, Cazenga, Dombie Grande, Lago da Peça, Casa de Cultura Bismas das Acácias, Rádio Morena Beat, Rádio Nacional de Angola em Benguela, e ainda no Centro de Animação Artística do Cazenga – ANIM-ART.

A música é uma produção em parcerias com os artistas, Fhael Nervosound e Dj Rodrigo produzida em 2013, originalmente inscrita em 2009 para o lançamento de sua 1 MIXTAPE – Conquista (2013) que na época foi lançada exclusivamente nas ruas, e posteriormente com shows de lançamento na saudosa Vitrine Olido (2015), na Galeria Olido, Palco de estreia para grande mídia de muitos mcs da cena da Cidade de São Paulo. Assista:

A Turnê de Amanda NegraSim

Durante sua estadia em solo africano, Amanda realizou além da produção de seu videoclipe, uma série de oficinas culturais, entrevistas, trocas culturais, intercâmbios, aprendizados, onde trouxe a força da mulher negra brasileira em diáspora e seus enfrentamentos sociais, fazeres coletivos em forma de estratégias e ferramentas para combater ao racismo, machismo, e fortalecimento coletivo da população negra no mundo. Foram muitos aprendizados. Em quase 20 dias em Angola, passando pelas cidades e locais de fortalecimentos e historicidade: Luanda, Benguela e Baia Farta. Praia Morena, Cazenga, Dombe Grande, Largo da Peça, Casa de Cultura Bismas das Acácias, Rádio Morena, Rádio Nacional de Angola em Benguela, e ainda no Centro de Animação Artística do Cazenga – ANIM-ART.

Parceria

Sua turnê foi uma parceria entre a Associação Palancas Negras, Consulado Geral de Angola no Brasil – SP, e ainda núcleos e coletivos culturais da lusofonia, das cidades de Benguela e Luanda.

“O mais loko desta viagem é que fiz lá o que já faço aqui a muitos anos, e lá tive a oportunidade de reconectar com a essência do Hip Hop, que conheci nos anos 90, vários irmãos e irmãs, famílias com quem convivi dias e aprendi muito, obrigado Benguela, obrigado Angola, e pra mim foi mágico estar na Praia Morena no dia 25 de Julho de 2017”. completou Amanda.

De lá pra – cá, a rapper gravou e produzir outros 3 discos:

…VIDA (2019), PODER DA CHAMA, QUE XANA (2018) e AFROQUEEN SOUNDS (2020).